BIBLIOTECAS VIRTUAIS

O que é?

A biblioteca virtual ou digital é a concepção de virtualização das bibliotecas tradicionais. Basicamente, se refere à ideia de uma biblioteca que permite o acesso à distância, isto é, um serviço de conhecimento ausência infraestrutura física que oferece materiais exclusivamente em formato digital.

LINKS DE ACESSO A ACERVOS DE LIVROS E OUTRAS OBRAS PUBLICAS

Domínio Público – Pesquisa Básica (dominiopublico.gov.br)

(O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.)

Página Inicial da Biblioteca Digital Mundial (wdl.org)

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:

• Promover a compreensão internacional e intercultural;

• Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;

• Fornece recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;

• Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

Portal Regional da BVS (bvsalud.org)

O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). É desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol).

Aplica a interface integrada de busca IAHx com recursos de filtros, exportação de resultados, busca avançada e interoperação com o DeCS/MeSH .

A coleção de fontes de informação do Portal está composta de bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados Medline e outros tipos de fontes de informação tais como recursos educacionais abertos, sites de internet e eventos científicos.

Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz | Biblioteca Virtual em Saúde Fundação Oswaldo Cruz

As bibliotecas virtuais em saúde são um projeto liderado pelo Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme / Opas), em conjunto com o Ministério da Saúde, para a ampliação do livre acesso à informação em saúde.

Ajuda de lição de casa e soluções de livros didáticos | bartleby

bartleby é um centro de sucesso estudantil, desenvolvido pela Barnes & Noble Education, Inc. (NYSE: BNED) como parte de sua missão contínua de servir a todos os que trabalham para elevar suas vidas por meio da educação. Os produtos e serviços da bartleby são projetados para melhorar o sucesso e os resultados dos alunos, oferecendo caminhos de aprendizagem que se ajustam às agendas e demandas dos alunos de hoje.

Biblioteca Virtual – Literatura

Na biblio, você tem acesso a obras em domínio público dos mais importantes autores de nossa língua para leitura imediata.

Biblioteca Virtual de Ciências Humanas | Centro Edelstein (bvce.org.br)

A Biblioteca Virtual de Ciências Humanas oferece acesso gratuito a um conjunto de bibliotecas virtuais desenvolvidas pelo The Edelstein Centre for Social Research ou em parceria com outras instituições. Nossas bibliotecas incluem mais de 55.000 textos com sistema de busca por autor ou título e são constantemente ampliadas.

BV FAPESP – Biblioteca Virtual da FAPESP

A BV-FAPESP é uma das ferramentas institucionais que contribui para garantir aos cidadãos o direito de acesso às informações sob a guarda da Fundação, em todas as áreas do conhecimento. Essa biblioteca virtual possibilita ainda o intercâmbio de dados, referentes aos auxílios e bolsas apoiados pela FAPESP, com outros sistemas de informação acadêmica. Os trabalhos técnicos são realizados por meio de modernos recursos da tecnologia de comunicação e informação, segundo regras e padrões internacionais de tratamento da informação para a organização de conteúdos em meio digital.

Calisphere: The deeper you look, the more you discover

Calisphere oferece acesso gratuito a artefatos únicos e historicamente importantes para pesquisa, ensino e exploração curiosa. Descubra mais de dois milhões de fotografias, documentos, cartas, obras de arte, diários, histórias orais, filmes, anúncios, gravações musicais e muito mais.

OUTROS LINKS